A MENINA DO CABELO VERMELHO

 APRESENTAÇÃO



INDICADO A 08 CATEGORIAS DO PRÊMIO TIBICUERA DE TEATRO INFANTIL, este é o primeiro trabalho do grupo, fundado pelas atrizes Diana Manenti e Lolita Goldschmidt, em outubro de 2011. Buscando transmitir às crianças valores como curiosidade e respeito às diferenças de características físicas, culturais, sociais e raciais entre as pessoas, a montagem está centrada em Filó, uma garota de cabelos vermelhos, que gosta de imaginar muitas histórias. Por ser diferente e sem amigos, ela se sente sozinha, em um universo sem cor. Levitando em sua imaginação, seu mundo gira em torno de objetos da casa, com os quais ela fala “pelos cotovelos” em seus devaneios. Até que um dia, brincando com sua pipa, Filó engata nos pensamentos, o vento sopra forte e ela voa mundo afora, passando por vários países, onde se depara com pessoas, roupas e hábitos distintos.
Na trajetória, vivencia situações de medo, coragem, amizade, amor e, principalmente, graça e humor. Descobre no trabalho em conjunto, no respeito às diferenças e no companheirismo, a superação de suas dificuldades e a alegria de viver. Quando retorna para casa, passa a conquistar amigos no lugar onde mora e vira referência entre as crianças, a quem encanta com suas histórias cheias de diversidades sócio-culturais.
Para lidar com a temática da discriminação e do preconceito, a peça respeita a inteligência dos pequenos, e, une diferentes linguagens, entre elas teatro de atores, vídeo, teatro de objetos e sombras. Tudo acontece sob a direção de Daniel Colin, um dos profissionais mais renomados e premiados do panorama artístico gaúcho da última década. Dividindo a cena estão Diana Manenti, Lolita Goldschmidt e Denis Gosch e Douglas Dias (Melhor Ator Coadjuvante do Prêmio Tibicuera 2013).
Mas o grande diferencial da encenação é a audiodescrição aberta, recurso de acessibilidade que é integrado ao espetáculo em caráter de pesquisa cênica, e realizado de forma pioneira pelo grupo.
Entenda a audiodescrição aberta no Clipe do Espetáculo  http://youtu.be/-3MbwgDuV8c

Concepção Do Espetáculo
O Espetáculo inspirou-se na vontade de criar algo inovador e dinâmico unindo diferentes áreas tais como teatro de atores, vídeo, máscaras, teatro de objetos e sombras.

O espetáculo A MENINA DO CABELO VERMELHO tem linguagem dinâmica inspirada nas histórias em quadrinho, para tanto os atores mergulharam em um trabalho corporal intenso para propor a linguagem extra cotidiana das histórias em quadrinhos onde ora personagem é real, ora é virtual, objeto ou sombra, elementos que permeiam o espetáculo contribuindo na construção da ilusão da história.

Partindo de roteiro estabelecido a partir do livro “A MENINA DO CABELO VERMELHO”, foram desenvolvidos laboratórios de treinamento corporal de construção de personagem, improvisação e construção cênica para a elaboração tanto da dramaturgia como da estrutura cênica. Recursos como teatro de objetos e sombras foram utilizados para dar vida à aventura fantástica que integra o enredo. Além da preparação dos atores para o jogo de cena houve uma preparação específica para a manipulação dos objetos, a Cia Gente Falante (RS) instrumentalizou os atores para tal prática.

Dois atores e duas atrizes compõem o elenco. Os atores dividem o trabalho de manipulação dos objetos, a execução das sombras e a interpretação dos demais personagens. O espetáculo tem cerca de 50 minutos e conta também com trilha sonora original.

O espetáculo inicia com o universo preto e branco em que a menina se encontra. No decorrer do trabalho são apresentadas as aventuras fantásticas que envolvem os personagens e as relações que se estabelecem entre eles, as cores começam a aparecer no espetáculo assim como as diferentes culturas dos lugares que a menina passa, um mundo colorido e multicultural se apresenta e busca-se um paralelo com o comportamento das crianças para construir uma identificação com o universo infantil. Como toda criança que se depara com seus medos e sua superação através do riso e da brincadeira, ela nem sempre é feliz em suas ideias, mas descobre no trabalho em conjunto, na amizade, no respeito as diferenças e no companheirismo a superação de suas dificuldades e a alegria de viver.

Dessa forma o espetáculo busca, através da atuação, da música, do jogo com o público, do vídeo, do teatro de objetos e sombras construir um elo com o universo da criança para a apresentação do incrível mundo da diversidade cultural.

Orientação Pedagógica

 O Projeto A Menina do Cabelo Vermelho conta com a Orientação Pedagógica da Psicopedagoga Patrícia Colin, desde a criação do projeto, montagem do espetáculo e da Oficina Teatro-Literária. Desenvolvemos ações comprometidas com o universo infantil para garantir aos participantes a maior qualidade possível.

Alguns temas pertinentes ao universo infantil são importantes de serem abordados com as crianças para que estas reflitam sobre algumas questões que as rodeiam. O respeito às diferenças é uma destas questões. As crianças precisam aprender a conviver com as diferenças e para isso basta que oportunizemos vivências, experiências e observações que auxiliem os pequenos a compreenderem que as diferenças existem e precisam ser valorizadas e respeitadas. Em “A menina do cabelo vermelho”, Filó percebe-se excluída de seu grupo por ter a cor de seus cabelos diferente. Isso não a impede de querer conhecer outras realidades. Pelo contrário, isso a impulsiona a conhecer diferentes culturas, deparando-se com diversas pessoas que mostram seu modo de viver, suas crenças, seus medos com o afeto e a simplicidade que toda criança tem.

Trabalhar estes assuntos a partir de histórias leva a criança a desenvolver emoções e sentimentos de forma significativa. Ouvir histórias se faz importante, pois contribui na formação de um indivíduo crítico e em sua capacidade de expressar melhor suas ideias.

O teatro conta histórias de uma forma mágica e criativa, trazendo às crianças um meio de observarem sua realidade, envolvendo e encantando os olhares. A partir da história “A menina do cabelo vermelho”, os pequenos têm a possibilidade de voar com a personagem e imaginar lugares nunca antes visitados por elas. Este movimento de imaginação favorece o desenvolvimento intelectual e emocional da criança, experimentando a transformação do mundo em uma visão pessoal. Em suma, possibilitar cultura para os pequenos torna-se enriquecedor para suas vidas, pois entre tantos benefícios, auxilia as crianças a lidarem com as diferenças em sua sociedade.

Patrícia Salge Lessa Colin – Orientadora Pedagógica do grupo – Especialista em Psicopedagogia - UNINTER e Pedagoga - UFRGS. Acompanhou todo o processo de criação do espetáculo e segue acompanhando o mesmo nas ações de adaptação para sessões com acessibilidade.

Ficha Técnica do Espetáculo

Direção do Espetáculo: Daniel Colin

Dramaturgia: Lolita Goldschmidt e Daniel Colin

Elenco: Diana Manenti, Denis Gosh, Douglas Dias e Lolita Goldschmidt

Preparação Vocal: Gisela Habeyche

Preparação Corporal: Lolita Goldschmidt

Instrumentalização da Manipulação de Objetos: Cia Gente Falante

Iluminação: Leandro Gass

Cenografia: O grupo e Mario Cavalheiro
Vídeo: Thais Fernandes
Operação de Vídeo: Ricardo Zigomático

Arte Gráfica: Ricardo Zigomático

Adereços: Margarida Rache

Figurino: Claudio Benevenga

Trilha Sonora: Moysés Lopes

Fotografia: Renata Ibis e Pedro Lunaris

Produção: Diana Manenti e Lolita Goldschmidt

Assessoria de Imprensa: Adriana Lampert 


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